Sale & Lease Back no BRASIL – Explicado Aqui!

Image13_54ec556693326

Objetivo

O Sale & Lease Back é uma operação que envolve a “venda” de um bem imóvel, que é imediatamente arrendando
a própria empresa, que mantém total controle operacional das instalações, mediante ao pagamento de aluguel. Deste modo, a empresa desmobiliza seu capital podendo investir em atividades ligadas a sua atividade principal.
 
cufflinkspremier_2249_128152696Existiu uma época em que ter sede própria significava consistência e status para uma empresa. Mas o grande aumento de competitividade entre as empresas, que motivou a terceirização de algumas funções entre outros fatos, vem incentivando o empresário a desmobilização de mais um ativo, ou seja, o imobiliário sede da empresa.

E quando se falava em Sale & Lease Back fazia-se uma ligação direta com empresas que estariam passando por dificuldades econômicas e que precisavam se “livrar” de algumas despesas. Atualmente o cenário já é diferente, a medida que os executivos das grandes empresas perceberam as vantagens desta operação, passando a tratá-la como uma decisão estratégica importante para a expansão dos negócios.
 
Nesta operação, o investidor busca estabelecer uma relação de parceria de longo prazo com a empresa por meio da compra à vista do imóvel, por 100% do valor de mercado, e imediata locação para o antigo proprietário, que mantém o total e ininterrupto controle operacional de seu empreendimento. Simultaneamente, a empresa assina um contrato de aluguel (1% a.m.) por volta de 10 ou maisanos. No final da operação pode ser ou não renegociado o contrato de aluguel.
 
Existe também a possibilidade de Sale & Lease Back Sintético, que possui características semelhantes ao Sale & Lease Back tradicional, no entanto, neste caso não existe a “venda” de fato, pois não há a transferência de propriedade e a operação é realizada por 70% do valor de mercado do imóvel.
 
Benefícios:
Foco no core business.
Ao desmobilizar o ativo imobiliário a empresa pode reinvestir na empresa, em ativos relacionados ao negócio principal da empresa, financiando assim o seu crescimento.
Sale-Leaseback-Logo
Benefícios tributários.
A empresa terá uma redução no montante pago de imposto, pois o aluguel será contabilizado como despesa operacional reduzindo o LAIR e consequentemente a base de cálculo do imposto. Reinvestindo em equipamentos a empresa também aumenta sua taxa de depreciação de 4% a.a. para 10% a.a., isto na prática significa que com a mesma estrutura de capital ela gera mais depreciação (despesa sem desembolso) pagando menos imposto no final do exercício.
Melhoria dos indicadores financeiros.
Além de captar recursos a taxas menores que as praticadas no mercado financeiro a empresa evita este financiamento, reduzindo seu grau de endividamento. Desta forma, é proporcionada uma melhora de seu Lucro Líquido e do índice de liquidez corrente. Para empresas intensivas em capital, como indústrias, esta desmobilização traz um efeito benéfico no ROA (Return on Assets), uma vez que aumenta o Lucro Líquido e reduz o Ativo.
Tenho algumas propriedades nessa modalidade, interessados tem que entrar em contato direto no celular 51.9397.1220

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *